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5 principais indicadores para e-commerce

5 KPIs eCommerce

5 principais indicadores do eCommerce

O comércio eletrônico está em um momento de expansão no Brasil, pois as regras de isolamento social, impostas pelo novo Coronavírus, fizeram com que mais internautas optassem pela rede mundial de computadores para fazer compras.

Para acompanhar esse movimento de maneira precisa e estratégica, o uso de dados passou a ter um papel fundamental. Essa conjuntura favorece, por exemplo, a adoção do big data, que consiste em um mecanismo capaz de gerenciar informações estruturadas ou não, para posterior análise e tomada de decisão.

Neste artigo, vamos destacar os 5 principais indicadores para e-commerce. A intenção é ajudá-lo a implantá-los de forma inteligente no seu negócio. Confira!

1. Ticket Médio

A personalização passou a ser um item muito importante para cativar o consumidor e mantê-lo cada vez mais fiel a uma marca. Para entender um cliente, é válido apostar em dados que indicam o comportamento de maneira precisa.

Esse aspecto favorece o usa da métrica do ticket médio, que permite calcular quanto cada consumidor investe em uma loja virtual. O cálculo abrange uma média de gastos em compras, considerando o faturamento e o número de clientes em um período.

A fórmula para ter um dos principais indicadores para e-commerce é esta:

Ticket Médio Mensal = Receita do Mês / Nº de Clientes do Mês

Para você entender melhor, vamos imaginar que uma loja virtual faturou R$ 400 mil em um mês, conseguindo 500 clientes.

Nesse caso, o ticket médio seria:

Ticket Médio Mensal = R$400.000 / 500

TMM = R$800

Caso o ticket médio fique abaixo das expectativas, é interessante pensar em alternativas para estimular o público-alvo. Uma dessas ações pode ser a oferta de descontos progressivos à medida que o consumidor invista no seu negócio.

Outra medida para estimular as compras envolve a liberação de frete grátis nas compras a partir de um determinado valor. É muito importante acompanhar esse indicador por meio de sistemas de gestão.

2. Taxa de Conversão

É uma métrica que pode ser usada para diversas finalidades, como cadastros, downloads, assinaturas e vendas. O ideal é aplicá-la com um objetivo definido para que a análise do resultado siga as melhores práticas.

Caso a taxa de conversão tenha ficado em um patamar ruim, o recomendado é avaliar o que afetou o desempenho. Essa postura colabora para que sejam adotadas iniciativas para otimizar a performance de maneira consistente.

É válido ressaltar que cada mídia tem uma taxa de conversão específica. Por isso, é essencial ter uma estratégia que use os veículos de forma inteligente, considerando cada etapa do funil de vendas.

Há mídias que apresentam bons resultados no topo do funil, enquanto outras já se destacam no final. Para calcular a taxa de conversão, use esta fórmula:

Taxa de Conversão (TxC) = (Clientes Convertidos / Nº de Visitantes) x 100

Vamos dar um exemplo para você visualizar um dos principais indicadores para e-commerce com precisão. Uma empresa lança uma campanha de e-mail marketing para incentivar os clientes a comprar um novo produto.

Foram enviados e-mails para 5000 consumidores, sendo que 250 fizeram a ação desejada pela marca. Nessa situação, a taxa ficaria:

TxC = (250/5000) X 100

TxC = 0.05 X 100

TxC = 5%

Assim, a campanha atingiu uma taxa de conversão de 5%. Para acompanhar esses números de forma precisa, invista em plataformas que permitem o acompanhamento de dados.

3. Taxa de Aprovação de Pedidos

É um aspecto que exige muita atenção do empreendedor, porque nem todos os pedidos são finalizados. Por diversos motivos, o cliente desiste de uma compra. Para ter uma dimensão melhor desse cenário, aposte em um dos principais indicadores para e-commerce: a taxa de aprovação de pedidos.

Para fazer o cálculo dessa métrica, é necessário dividir o número de pagamentos efetivados pelo total de pedidos e multiplicar por 100. Esse indicador pode ser obtido por meio desta fórmula:

Taxa de Aprovação = (Pedidos Pagos / Total de Pedidos) x 100

Imagine, por exemplo, que uma loja virtual registrou 300 pedidos em 10 dias, sendo que 210 foram pagos. Nesse caso, a taxa de aprovação seria de 70%, considerando o cálculo abaixo:

Taxa de Aprovação = (210 /300) x 100

TxA = 0,7 x 100

TxA = 70%

Contar com uma solução com dados sobre o comportamento dos clientes e as vendas é imprescindível para acompanhar esse indicador. Essa medida viabiliza identificar causas das desistências das compras e pensar em alternativas para minimizá-las.

4. CPA (Custo por Aquisição)

Qual é o investimento necessário para conseguir um cliente? A resposta deve estar muito nítida para um empreendedor independentemente da modalidade de negócio. Um dos motivos é que serve de parâmetro para avaliar se o momento é adequado ou não para lançar um novo produto.

Se o foco é aumentar os lucros, é relevante que o custo por aquisição seja o menor possível. Para mensurar esse indicador, use a fórmula abaixo:

CPA = Valor investido a Número de Vendas

Uma loja virtual, por exemplo investiu R$ 20 mil para iniciar as atividades e obteve 400 vendas no primeiro mês. Nessa situação, o CPA foi de R$ 50 e foi obtido por este cálculo:

CPA = R$20.000 / 400

CPA = R$50

Essa métrica é um dos principais indicadores para e-commerce e precisa ser monitorada por meio de sistemas de gestão com eficiência. Do contrário, será muito difícil adotar uma política de preços inteligente com foco no crescimento sustentável.   

5. Lifetime Value ou LTV (Valor do Tempo de Vida do Cliente)

Um dos grandes desafios de uma empresa é manter o cliente fiel. Também é interessante que esse consumidor faça compras de forma periódica. Para uma empreendimento verificar como está retendo a audiência, é válido calcular o LTV.

Caso esteja interessado em utilizar esse parâmetro, use esta fórmula:

LTV = Ticket Médio Mensal x Tempo Médio de Retenção de Cada Cliente

Vamos imaginar que um e-commerce tem um ticket médio mensal de R$400 e o tempo médio de retenção de cada consumidor é de 18 meses. Nesse caso, o cálculo funciona assim:

LTV = R$400 x 18

LTV = R$7.200

Por meio desse resultado, a empresa deseja receber R$7.200 de cada cliente durante o período de relacionamento com a marca.

Ao usar sistemas eficientes para coletar dados sobre os principais indicadores para e-commerce, o seu negócio terá mais condições de montar uma estratégia voltada para a aquisição e retenção de consumidores.

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